A fachada do edifício dos Paços do Concelho foi iluminada de vermelho. Para além de assinalar o Dia Mundial do Coração, que se celebra hoje, e consciencializar para o enfarte agudo do miocárdio, a iniciativa pretende dar destaque ao mês dos cancros do sangue, que acontece em setembro.
É do conhecimento geral que as doenças cardiovasculares são e continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no Mundo.
São muitas as causas, desde o tabagismo, a diabetes, a hipertensão arterial e a obesidade, passando pela poluição atmosférica, e por situações menos comuns, como a doença de Chagas, doença bem conhecida pela comunidade brasileira em Portugal.
A maioria destas causas estão associadas a hábitos e a comportamentos que em nada abonam a saúde das pessoas. A título de exemplo 80% dos indivíduos que têm um enfarte agudo do miocárdio antes dos 45 anos são fumadores. A prática regular de uma atividade física diminui em cerca de 40% a probabilidade de ter uma complicação cardiovascular.
As medidas não farmacológicas de prevenção das doenças não são para abandonar depois de instituída a medicação. Devem ser a primeira medida a tomar e devem passar a fazer parte das nossas rotinas e hábitos.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL