Movimento Viver O Ave propõe Ecovia Integral do Ave a passar no Amieiro Galego
Principal / Notícias / Movimento Viver O Ave propõe Ecovia Integral do Ave a passar no Amieiro Galego

Movimento Viver O Ave propõe Ecovia Integral do Ave a passar no Amieiro Galego

Imagem: Gualter Costa

O Movimento para a Proteção Ambiental e Promoção Patrimonial do Vale do Ave, “Viver O Ave”, propõe a criação de uma Ecovia Integral do Ave e sugere que a mesma deveria passar pelo Amieiro Galego em Vila das Aves. Para os seus responsáveis, a criação dessa ecovia deveria também unir todos os municípios na tarefa de reabilitar o património das margens do rio.

O “Viver O Ave”, trata-se de um movimento que surgiu da “vontade de um grupo de naturais e residentes ao longo de todo o Vale do Ave em mudar o atual paradigma de poluição permanente” em que vive esta bacia hidrográfica, tal como disse um dos seus responsáveis ao Diário de Santo Tirso.

“Este já centenário aproveitamento hidroelétrico no Rio Ave, remonta aos primórdios da eletrificação em Portugal e continua a produzir energia limpa até aos dias de hoje. Inserida no Parque de Lazer do Amieiro Galego, junto ao leito do rio, existe uma fonte de águas sulfurosas de acesso livre”, refere a comunicação do movimento.

O Amieiro Galego foi inclusive alvo de intervenção do candidato à Junta de Freguesia da CDU nas próximas eleições autárquicas, Manuel de Beja Trindade. A CDU tem no seu plano autárquico a requalificação do Amieiro Galego e a criação de umas termas para aproveitamento do potencial das águas do Amieiro Galego.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background