O Movimento Cívico para a desagregação da Freguesia de Refojos de Riba de Ave, que conta com o apoio de mais de 50% dos eleitores, lançou nova nota informativa sobre a desagregação da freguesia.
Na nota pode ler-se:
“O movimento cívico, criado para a solicitação da desagregação da União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave, deu conhecimento da petição e deste movimento, à Assembleia de Freguesia de Carreira e Refojos de Riba de Ave, Assembleia Municipal de Santo Tirso, Comissões Concelhias de Partidos Políticos com representação em Santo Tirso e seus candidatos às próximas Eleições Autárquicas.
A Assembleia de Freguesia de Carreira e Refojos de Riba de Ave, através do seu atual Presidente em exercício, enviou-nos a seguinte resposta:
Recentemente, realizaram-se reuniões de trabalho em Refojos, com as Delegações Concelhias da CDU (Coligação Democrática Unitária), BE (Bloco de Esquerda) e do Partido Chega, tendo participado também nas referidas reuniões de trabalho, os respetivos candidatos às próximas Eleições Autárquicas de Santo Tirso, de cada Partido Político.
Nas referidas reuniões de trabalho, foi abordado o objetivo deste movimento cívico, para a solicitação da Desagregação da União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave, tendo os referidos partidos políticos através dos seus representantes presentes, manifestado concordância e apoio às aspirações da população de Refojos de Riba de Ave, no que concerne à sua vontade na reversão da União de Freguesias.
Também foi solicitado, o agendamento de reuniões com o mesmo objetivo, ao PS (Partido Socialista) e ao PSD (Partido Social Democrático), pese o facto de várias insistências da parte deste movimento cívico, com varias tentativas de contacto, com as estruturas Concelhias e Distritais de ambos Partidos Políticos e seus candidatos, às próximas eleições Autárquicas de Santo Tirso, infelizmente ambos os Partidos Políticos, se remeteram ao silencio, não tendo lamentavelmente em algum momento informado, sobre qualquer tipo de disponibilidade para receber o Grupo de Cidadãos de Refojos de Riba de Ave.
Este movimento cívico manifesta que, sempre esteve, está e sempre vai estar disponível, com todas as Instituições intervenientes ou interessadas, para cordialmente e com o máximo de respeito, abordar os interesses e pretensões da população de Refojos de Riba de Ave, no âmbito da solicitação da Desagregação da Freguesia.
É lamentável que o PS (Partido Socialista), sendo um partido que sempre se manifestou contra a lei das agregações de freguesias, e que governa autarquicamente a comarca de Santo Tirso à quatro décadas, e o PSD (Partido Social Democrático) um Partido de oposição e com ambições de vir a liderar a Autarquia a nível Municipal, quando solicitados pelos Representantes do Movimento cívico de Refojos de Riba de Ave, para uma abordagem democrática das pretensões do seu povo, tenham optado por uma postura de silencio total, sem a mínima resposta ao pedido solicitado por diversas vezes, evidenciando uma falta de respeito e desprezo, para com a população de Refojos de Riba de Ave.”
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL