Foi esta quarta-feira anunciada, pelo presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil e da Câmara de Gondomar, Marco Martins, que o Mosteiro de de Santa Escolástica vai acolher um Centro Distrital de Retaguarda para doentes não covid-19, mas só abrirá se a oferta disponível na Pousada da Juventude do Porto e no Seminário do Bom Pastor esgotar.
“Há mais dois espaços preparados para serem colocados a funcionar. Funcionarão quando estes deixarem de ter capacidade. Faltam apenas recursos humanos, que é algo que em 12 horas se resolve”, disse Marco Martins.
O também autarca de Gondomar disse que este espaço em Santo Tirso terá capacidade para “cerca de 30 pessoas” que tenham teste negativo ao novo coronavírus e funcionará com normas semelhantes às da Pousada da Juventude, no Porto, que também poderá acolher a partir de hoje doentes não covid-19.
“Tentamos com isto descongestionar a pressão dos hospitais. O que queremos é rapidamente ajudar a resolver esta crise. As autarquias têm colaborado muito. Estas estruturas são solicitação da ARS-N [Administração Regional de Saúde do Norte] à Proteção Civil Distrital”, referiu o autarca de Gondomar, que falava ao lado do presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, quando ambos aguardavam a chegada do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL