Misericórdia de Santo Tirso confirma disponibilidade para investir nas instalações do hospital e ampliação das valências
Principal / Política / Misericórdia de Santo Tirso confirma disponibilidade para investir nas instalações do hospital e ampliação das valências

Misericórdia de Santo Tirso confirma disponibilidade para investir nas instalações do hospital e ampliação das valências

Imagem: PSD Santo Tirso

Em reunião que contou com a presença do presidente do PSD Santo Tirso e candidato à Câmara, Ricardo Pereira, e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, José Pinto, foi confirmada a disponibilidade para um investimento direcionado à modernização das instalações, à ampliação de valências e à garantia de acessibilidade dos serviços aos utentes através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Foram apresentadas as ideias e os planos para adequar as instalações do hospital à legislação vigente, incluindo a intenção da criação de um serviço de pediatria, modernização do bloco operatório e o respetivo alargamento da resposta cirúrgica.

Além disso, existe o desejo de implementar novas especialidades, como urologia, cirurgia vascular e ortopédica, atendendo às crescentes necessidades da população local.

Todos os serviços continuarão a ser acessíveis aos munícipes via Serviço Nacional de Saúde (SNS), continuando a ser financiados pelo Estado Português.

Na reunião do dia 7, a Misericórdia de Santo Tirso reafirmou o compromisso de trabalhar de forma discreta, mas eficaz, para promover melhorias infraestruturais, humanas e profissionais no Hospital Conde São Bento (HCSB). Estas iniciativas visam reverter a perda de valências e combater a degradação dos serviços de saúde no concelho.

Face ainda às mais recentes controvérsias geradas após o anúncio da mudança de gestão do HCSB para a Misericórdia, o PSD Santo Tirso esclarece que:

1. A transferência de gestão ainda não foi efetivada – atualmente, a administração do hospital permanece sob responsabilidade da ULS Médio-Ave.

2. Os direitos laborais serão respeitados – os trabalhadores do hospital terão todos os seus direitos garantidos, por oposição às alegações infundadas por parte de responsáveis políticos locais, de possíveis ameaças.

3. Falta de fundamentação nas críticas políticas – não existe um ranking oficial que demonstre a suposta excelência da ULS Médio-Ave nos últimos anos, já que a sua criação data de 1 de janeiro de 2024.

4. Compromisso com soluções a longo prazo – o PSD Santo Tirso defende a construção de um novo hospital público como solução estrutural e de futuro, mas reforça que a mudança de gestão é uma resposta imediata às necessidades urgentes dos nossos munícipes.

Para o PSD Santo Tirso, a prioridade é garantir acesso à saúde para todos, especialmente para os munícipes que não dispõem de recursos para recorrer a unidades privadas.

“A saúde pública de qualidade é um direito de todos. Com este investimento, damos um passo firme para assegurar que o HCSB volte a ser uma referência no nosso concelho, priorizando as necessidades dos utentes e combatendo a perda de valências dos últimos anos”, afirmou Ricardo Pereira à margem da reunião.

O líder social-democrata também deixou um apelo à responsabilidade ética e cívica, sublinhando a necessidade de evitar a politização de temas sensíveis, como a saúde, e condena de forma veemente o uso de imagens de pacientes em estado de fragilidade para fins políticos, práticas que, embora legais, não são eticamente aceitáveis.

Com esta iniciativa, Santo Tirso dá um passo importante para garantir serviços de saúde acessíveis, modernos e inclusivos, alinhados com as necessidades dos nossos cidadãos.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background