Para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a Misericórdia de Santo Tirso apresentou na Casa da Arquitetura de Matosinhos, a Exposição Coletiva de Fotografia (IN)DIGNIDADES que compila a visão de técnicos/as que trabalham diariamente com pessoas em situação de pobreza e exclusão social e das próprias pessoas acompanhadas. A ideia foi captar através das lentes as diferentes perceções e vivências da pobreza e exclusão social, lançando o tema para a partilha e reflexão desta problemática que se reveste de sucessivas violações dos direitos humanos.
Nas fotografias apresentadas pela Misericórdia de Santo Tirso pretende-se refletir, e levar a refletir, os vários domínios de intervenção desta Entidade no cumprimento da sua Missão – Promoção de Respostas e iniciativas adequadas à prossecução dos seus fins e às necessidades diagnosticadas na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local e proteção de grupos sociais mais vulneráveis.
Assim, através das fotografias: CLAUSURA; ABANDONO; ITINERÂNCIA, a instituição representou as várias fragilidades que identificam a exclusão de mulheres, crianças, famílias e idosos, grupos com os quais a Misericórdia intervém nas suas diferentes respostas sociais.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL