A ministra da Saúde disse na passada sexta-feira, no Porto que a resposta à pandemia da covid-19 “por mais planeamento que haja é muito difícil” e que “cada hospital faz o melhor”.
Marta Temido disse concretamente, que o Centro Hospitalar do Médio Ave (inclui o hospital Santo Tirso) “está com uma grande pressão”.
Marta Temido falou aos jornalistas antes de entrar em reuniões com o presidente da União das Misericórdias e com o reitor da Universidade Fernando Pessoa.
A administração do Centro Hospital do Médio Ave (CHMA) revelou há duas semanas que as enfermarias do Hospital de Santo Tirso e do Hospital de Famalicão, destinadas à utilização por doentes covid-19 encontram-se totalmente ocupadas.
O hospital indicou que tem vindo a subir o número de camas disponíveis para internamento de doentes covid-19 mas mesmo assim neste momento das 58 camas disponibilizadas, estão todas ocupadas.
O núcleo do PSD Vale do Leça questionou na passada sexta-feita porque motivo o executivo municipal não reativa as cerca de 300 camas, que foram em abril preparadas para enfrentar a pandemia e entretanto desativadas, lembrando também que o Hospital de Santo Tirso já atingiu a sua capacidade máxima.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL