Minipreço pode encerrar atividade em Portugal
Principal / País / Minipreço pode encerrar atividade em Portugal

Minipreço pode encerrar atividade em Portugal

Imagem: Diário de Santo Tirso

O grupo espanhol DIA, que detém o Minipreço, está a ponderar sair do mercado português vendendo a cadeia de supermercados, avançou ontem o jornal espanhol Expansión.

O grupo liderado por Martín Tolcachirtem tem um total de 499 supermercados Minipreço em território nacional e empregam cerca de três mil pessoas em Portugal.

Até à data ainda não foi tomada nenhuma decisão, no entanto, a empresa contratou o Société Générale como assessor financeiro para estudar a venda da operação em Portugal. O grupo financeiro francês “avalia de forma contínua diversas oportunidades de investimento e desinvestimento” esclareceu fonte oficial do DIA à revista InfoRetail.

“A empresa está focada na operação diária para continuar o seu processo de transformação”, assegurou a empresa à publicação especializada no tema, citada pelo “Jornal de Negócios”.

No ano passado, o DIA faturou 596 milhões de euros em Portugal, o valor mais baixo entre os mercados em que está presente, que incluem Espanha, Brasil e Argentina. No país vizinho as receitas ascenderam a 4436 milhões de euros, enquanto no Brasil a faturação foi de 889,5 milhões de euros e na Argentina cifrou-se em 1364 milhões de euros.

O mercado português foi também o que menos cresceu, com uma subida de apenas 0,5% contra os 5,4% de Espanha, os 10,9% do Brasil e os 30,8% na Argentina.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background