Uma equipa do Discovery Channel passou por Santo Tirso para gravar um episódio da conhecida série Wheeler Dealers.
Este episódio retrata a compra, preparação e revenda com lucro de um Peugeot 405 Mi16 de 1990 com volante à direita, um veículo que foi trazido para Portugal por um cidadão britânico há cerca de duas décadas e que o manteve sempre numa garagem.
A equipa do programa ouviu falar no carro e decidiu deslocar-se a Santo Tirso para o comprar a Bruno Martins, um entusiasta automóvel natural Valongo que, em parte inspirado pelo programa, tem por hobby a compra, preparação e posterior venda de veículos clássicos e desportivos, sempre que possível usufruindo dos mesmos.
“Estou a filmar em Portugal e eles têm todos os carros mais fixes”, disse o apresentador Mike Brewer numa das suas publicações nas Redes Sociais.
Bruno Martins revela que os colecionadores de automóveis estrangeiros apreciam os carros nacionais, muito em parte devido ao nosso clima que permite que não enferrujem com a naturalidade com que acontece noutros países. No caso do Peugeot 405 Mi16 há menos de uma dezena de “sobreviventes” no Reino Unido, o que despoletou particular interesse pela viatura que se encontrava no nosso país.
As gravações do episódio realizaram-se entre Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, passando por alguns pontos de interesse locais, nomeadamente o Museu do Automóvel de Famalicão, a Escola de Educação Rodoviária, a Retro Garage e algumas empresas fornecedoras de peças e serviços do setor automóvel.
Estava previsto que este episódio fosse para o ar no primeiro trimestre do próximo ano mas perante o impacto que as gravações tiveram, a Produção decidiu antecipar a estreia para setembro, motivo pelo qual o processo de venda do carro foi acelerado e colocado a leilão numa conhecida plataforma online, tendo sido vendido pela licitação mais alta no valor de £20,000.00 (aproximadamente 23.000,00€).
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL