Chama-se Ana Maria Tato, nome conhecido para muitos Tirsenses e teve uma carreira como médica com cerca de 40 anos. Reformou-se este mês e o seu filho, também médico, fez, nas redes sociais, uma sentida homenagem.
Ana Maria Tato começou como interna em Braga, foi Assistente em Águas Santas, fez parte da primeira equipa do Centro Regional de Saúde Pública do Norte, liderou o Programa Regional de Luta contra o VIH/SIDA e fez um trabalho junto da comunidade dos toxicodependentes. Durante metade da sua carreira, dedicou-se à população da Trofa e de Santo Tirso, primeiro como Coordenadora da Unidade de Saúde Pública, depois como Diretora Executiva do ACES e, novamente, como Médica de Saúde Publica.
Gustavo Tato Borges, o seu filho, nome também já conhecido para muitas pessoas, escreveu um texto de agradecimento à sua mãe.
Por um lado, é triste, porque o SNS, a Saúde Publica, Santo Tirso e Trofa perdem uma enorme profissional que hoje se reforma. Por outro lado, é feliz, porque ela quer parar e iniciar uma nova fase da sua vida.
Quem com ela lidou, não ficou indiferente. A maioria adorou trabalhar com ela e reconhece-lhe muitas qualidades: empatia, diálogo, atenção ao pormenor e às pessoas, amizade, liderança, trabalho, perfeccionismo, integridade, uma coluna dorsal que não a deixa ser manipulada, exemplo, entre muitas outras. Ah! Claro! E uma gargalhada inconfundível que enche os corredores do local onde ela está!
Conheço esta mulher toda a minha vida e pude/posso aprender com ela. Tive a sorte de ver os frutos do seu trabalho, de conhecer os resultados da sua humanidade e de aprender com ela. E ainda hoje sou surpreendido com pessoas que encontro no meu trabalho e que, ao saberem o meu nome, imediatamente me perguntam se sou filho dela e se desfazem em elogios a esta fantástica profissional.
Por todos os sítios e funções por onde passou, deixou muito dela e entregou-se completamente. Se hoje tenho algum reconhecimento, deve-se muito ao que aprendi com ela e ao facto de hoje tentar replicar muito do que ela fez e faz!
Mãe, Dra Ana Maria Tato, neste teu último dia de trabalho, agradeço-te tudo o que fizeste, o exemplo que foste e és e todos os ensinamentos e aconselhamentos que comigo partilhaste. Deixaste uma marca que não se apagará na história. Porque ficou gravada no coração de todos aqueles com quem trabalhaste.
Obrigado por tudo e aproveita esta nova etapa da tua vida. Adoro-te!
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL