Mais de 30 funcionários foram despedidos de cantinas escolares em Santo Tirso
Principal / Notícias / Mais de 30 funcionários foram despedidos de cantinas escolares em Santo Tirso

Mais de 30 funcionários foram despedidos de cantinas escolares em Santo Tirso

Mais de 30 trabalhadores da empresa ICA estão a receber cartas de despedimento. Quem denuncia o que está a acontecer é o Sindicato de Hotelaria do Norte. A ICA tem a concessão do serviço de refeições escolares do 1º ciclo de Santo Tirso.

“Não faz sentido nenhum despedir agora os trabalhadores para voltar a contratá-los em janeiro. Chegam ao fim e não têm direito a subsídio de desemprego”, alerta Nuno Coelho. O dirigente sindical afirma que “a ICA deve fazer, no mínimo dos mínimos, um contrato para o ano letivo todo”.

“Já pedimos uma reunião urgente com a Câmara de Santo Tirso e com a ICA, para tentar resolver isto”, disse o responsável do Sindicato.

O Sindicato de Hotelaria do Norte diz que “os trabalhadores foram enganados pela empresa, pois tinha-lhes sido assegurado que o contrato seria para todo o ano letivo”.

“O sindicato já tinha denunciado a situação ilegal dos contratos a termo incerto junto da empresa, da Câmara de Santo Tirso e Autoridade para as Condições de Trabalho, que nada fizeram”, refere o documento, adiantando que “foi convocada para dia 16 de dezembro uma reunião de trabalhadores para decidir outras medidas a tomar”.

O Diário de Santo Tirso questionou a ICA – Indústria e Comércio Alimentar. Até à data desta publicação não tivemos qualquer resposta.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background