Está disponível uma linha para todo o país que assegura o acompanhamento completo dos utentes direcionando os mesmos para a farmácia da sua preferência, que se encontre mais próxima da sua residência e que tenha capacidade de dar resposta urgente ao seu pedido de medicamentos.
Essa linha é o número 1400, o serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Este serviço ajuda à disponibilização de medicamentos na farmácia ou através de entregas ao domicílio, melhorando o acesso das pessoas ao medicamento sem a necessidade de deslocações desnecessárias.
Adicionalmente, também foi criado recentemente o site www.1400safe.pt que lhe permite consultar quais são as farmácias que se encontram de serviço.
Desde o final de março de 2020 a linha 1400 já recebeu cerca de 70 mil chamadas, das quais 30 mil foram feitas no período da noite.
Em declarações ao Diário de Santo Tirso, Francisco Faria, diretor técnico da Farmácia Faria em Santo Tirso e Delegado de Círculo da Associação Nacional das Farmácias referiu que “que a linha foi criada pelas farmácias e divulgada pela ARS Norte a todas as unidades de saúde públicas do Norte, nomeadamente Hospitais e Centro de Saúde”. Francisco Faria realça que este serviço “auxilia o utente não só a localizar a farmácia de serviço mais próxima de onde se encontra como também a confirmar a disponibilidade de medicamentos, durante 24h/dia”.
“Assim, mesmo antes de se deslocar, à farmácia poderá começar logo a preparar a resposta à sua necessidade de saúde”, completa o Delegado de Círculo da Associação Nacional das Farmácias.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL