Chama-se Ana Roriz, é natural de Santo Tirso e desenvolveu recentemente uma investigação sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
A prática turística mudou consideravelmente nas últimas décadas, a preocupação com a sustentabilidade no turismo é um dos principais focos de atuação das principais entidades representativas do setor. Apesar de alguns avanços na área, temas relacionados com a pesquisa em turismo exigem o constante incentivo para uma sociedade em transformação. Neste sentido, é necessário continuar a desenvolver investigações sobre temas específicos do turismo, a fim de adquirir uma compreensão mais clara daquilo que é o desenvolvimento turístico sustentável.
Neste seguimento, a jovem tirsense, após desenvolver um estágio no Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Santo Tirso enquanto mestranda na área de Gestão do Turismo, desenvolveu um Guia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade para os vários municípios de Portugal. Este guia foi feito com o intuito de desenvolver novas práticas conducentes à conservação e valorização dos vários territórios, contribuindo para a ascensão das várias economias locais, para a conservação dos seus valores e tradições.
Com este novo manual de boas práticas assistiremos a uma transformação social que terá como principais pilares novos comportamentos e novas formas de atuação conducentes ao respeito pela comunidade local, que serão desenvolvidos a longo prazo. Este guia marcou o percurso da jovem tirsense.
Após o seu reconhecimento foi convidada pela sua professora Especialista Mónica Oliveira da Escola Superior de Hotelaria de Vila do Conde, Politécnico do Porto, a publicar um artigo num jornal internacional, tendo que o apresentar publicamente à comunidade cientifica na 6ª Conferência Internacional de Pesquisa em Turismo para a respetiva aprovação.
A conferência realizou-se nos dias 8 a 9 de junho de 2023 em Pafos, Chipre Universidade de Neápolis, contou com a presença de diferentes investigadores da área do turismo.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL