Jorge Machado oferece o seu equipamento oficial ao Museu Nacional do Desporto
Principal / Desporto / Jorge Machado oferece o seu equipamento oficial ao Museu Nacional do Desporto

Jorge Machado oferece o seu equipamento oficial ao Museu Nacional do Desporto

Imagem: Jorge Machado

Foi na biblioteca do Museu Nacional do Desporto, no passado dia 26 de maio, que o antigo atleta Jorge Machado ofereceu o equipamento desportivo utilizado na sua última competição oficial, ao serviço da seleção nacional de karaté, nomeadamente no Campeonato do Mundo de Paris em 2012.

No âmbito da apresentação do seu mais recente livro, “Ensaios sobre Ética no Desporto”, o autor surpreendeu todos os presentes ao oferecer para o acervo do Museu todo o equipamento desportivo utilizado naquela que foi a sua última participação oficial numa competição desportiva, ao serviço da seleção nacional sénior de karaté.

Segundo Jorge Machado “esta é uma oportunidade para que o Museu e todos os seus visitantes tenham um contacto direto com a modalidade na qual me fiz homem e celebrei muitas conquistas.” Visivelmente emocionado, Jorge disse ainda “que não podia estar mais feliz e honrado pela oportunidade que me está a ser dada para dignificar o karaté nacional e perpetuar algo que tem para mim um valor inestimável.”

O material doado é composto por um kimono, todas as proteções utilizadas no contexto desportivo na disciplina de kumite (combate), e um cachecol oficial da Federação Nacional de Karaté – Portugal utilizado pelo antigo atleta nas diversas representações ao serviço da seleção nacional.

Como praticante de karaté Jorge Machado foi atleta de alto rendimento, medalhado nacional e internacionalmente, contando com 14 títulos de campeão nacional (na disciplina de kumite), em 20 anos de carreira desportiva ao mais alto nível, nos quais se destacam algumas outras conquistas: Campeão Nacional Universitário; 14º no Ranking Mundial da WKF em -67 (2011); 4º Lugar no Campeonato do Mundo (2003); 7º Lugar no Campeonato da Europa (2011 e 2012); 9º Lugar no Campeonato do Mundo (2012); Medalha de Bronze Golden League Itália (2011); Medalha de Bronze Campeonato da Europa de Karaté Shotokan (2004 e 2009); Bi Campeão do Open de Campeões Nacionais; Prémio Personalidade do Ano Confederação do Desporto de Portugal (2003).

O referido equipamento passa agora a estar disponível para visita, fazendo parte de um acervo composto por cerca de 60 mil itens registados, entre os quais é possível encontrar a camisola da atleta Rosa Mota; as botas de Fernanda Ribeiro, António Sarsfield Rodrigues, Nelson Évora e Vanessa Fernandes; múltiplos itens do professor Mário Moniz Pereira; o volante do camião de Elisabete Jacinto; o kayak de dois lugares utilizado por Emanuel Silva e Fernando Pimenta nos Jogos Olímpicos de Londre 2012; o fato do piloto Nuno Rodrigues da Silva; entre muito outros.

Jorge Machado, natural de Caldas de Vizela e residente em Santo Tirso, notabilizou-se na modalidade de karaté, mais concretamente na disciplina de kumite (combate), sendo um dos maiores atletas nacionais da sua geração e, para muitos, de todos os tempos.

Ao serviço do Karaté Shotokan de Vila das Aves e da Federação Nacional de Karaté – Portugal é dos atletas com maior currículo na modalidade.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background