Instalados três radares nas imediações de Santo Tirso
Principal / Notícias / Instalados três radares nas imediações de Santo Tirso

Instalados três radares nas imediações de Santo Tirso

A partir de ontem, entraram em funcionamento 37 novos radares de velocidade. Entre os novos controladores estão 12 de velocidade média de circulação entre dois pontos.

São três os radares que afetam grande parte da população de Santo Tirso.

Radares de velocidade média (nos dois sentidos)
A3 (Braga) – 38,0 km – 40,7 km
A3 (Trofa) – 16,9 km – 15,9 km

Radares de velocidade instantânea (nos dois sentidos)
EN105 (Santo Tirso)* – 20,0 km

“Os novos radares introduzem em Portugal o controlo da velocidade média entre dois pontos e a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si”, referiu a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), salientando que os aparelhos vão ser instalados em locais onde a sinistralidade “se verifica ao longo dos troços com alguma extensão” – como é o caso da A1, perto da Mealhada (sentido norte-sul) e em Santarém, tal como na A3 (perto de Braga e Trofa) ou no IC19 (perto de Sintra).

Mas não se tratam apenas de radares de velocidade média, há também radares tradicionais, que mede a velocidade instantânea.

Além dos 37 novos radares, há outros 25 novos equipamentos que vão ser instalados faseadamente: quando estiverem em funcionamento, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) terá duplicado a sua capacidade, para 123 locais com radar – cerca de 70% dos novos aparelhos estarão fora de autoestradas, sendo que a maioria vai estar em estradas nacionais, Itinerários Principais e Complementares, “que concentram 47% das vítimas mortais”, num investimento de 6,2 milhões de euros.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background