O objetivo central do projeto INO.BA + consistiu em aumentar a capacidade empresarial do Baixo Ave para responder de forma positiva e proativa às mudanças esperadas e antecipadas no seu contexto competitivo a curto/médio prazo.
Atividades concretas, no terreno
Assim, em jeito de conclusão, nesta fase final do projeto, foi possível desenvolver um processo dinâmico e colaborativo, envolvendo os diferentes agentes do ecossistema empresarial do Baixo Ave, na criação de cenários de oportunidade e de realinhamento de especializações, que permitam às empresas identificar novas oportunidades de negócio e as condições para a sua exploração; foi possível materializar um processo que reforce as ligações entre os agentes de inovação empresarial do território; foi possível capacitar as empresas e facilitar o seu acesso a conhecimento, a novos modelos e a instrumentos relevantes para o desenvolvimento de inovação empresarial sustentável. Tudo isto, através de atividades concretas, no terreno.
Mapeamento de Oportunidades de Inovação Setorial para a Sustentabilidade e Resiliência Empresarial
Esta atividade visava proceder à realização de exercícios de prospetiva empresarial, em que através de um processo colaborativo e de cocriação, os diferentes agentes do ecossistema empresarial do Baixo Ave foram apoiados na construção de “mapas setoriais” de identificação e exploração de oportunidades de negócio. A partir deste trabalho, criou-se um “Roadmap para a Inovação e Resiliência Empresarial no Baixo Ave”.
Plataforma colaborativa de intelligence e capacitação para a inovação, sustentabilidade e resiliência
No sentido de acompanhar e perceber, de forma atualizada e constante, a evolução do contexto competitivo do Baixo Ave, bem como de fornecer conhecimento e informação detalhada de apoio à tomada de decisão por parte das PMEs e dos restantes agentes do ecossistema empresarial do Baixo Ave, foi criada uma plataforma online, de uso aberto, baseada em tecnologia Power BI, que recolhe e disponibiliza informação económica e empresarial. Esta plataforma terá igualmente uma componente offline, relativa aos domínios da capacitação empresarial, que incluiu a realização de um conjunto de sessões temáticas.
Ações de informação, sensibilização e networking para a inovação, sustentabilidade e resiliência.
Estas ações de informação, sensibilização e networking tiveram temáticas e dinâmicas complementares a outras ações de natureza similar desenvolvidas anteriormente, devidamente enquadradas nos objetivos do projeto. Da “Transição Verde e Descarbonização da Indústria” ao “Financiamento e Capitalização para a Inovação e Sustentabilidade”, passando pela “Transição Digital: Conceitos, Ferramentas e Oportunidades para as Empresas”, pelo “E-Commerce e Comunicação Digital”, pela “Inovação e Sustentabilidade na Logística e Operações?”, até às “Pessoas, Equipas e Competências e Sustentabilidade Empresarial”-
Prémio de inovação do Baixo Ave
Com o concurso “Prémio BAIXO AVE Inovação – Categoria Empresa” a AEBA pretende salientar o que de melhor se faz no território e promover a inovação e criatividade no Baixo Ave. Dar visibilidade aos desafios de inovação, reconhecer os projetos inovadores, impulsionar a cooperação no tecido empresarial da região e disseminar, junto das PME do Baixo Ave, os bons exemplos de iniciativas inovadoras são as principais tónicas desta iniciativa.
Esta edição do Prémio, que se realizou no âmbito do projeto INO.BA+, exigia que os candidatos desenvolvessem atividade empresarial na região do Baixo Ave, fossem uma Micro, Pequena ou Média Empresa e que tivessem criado uma nova solução ou melhorado significativamente o desempenho da empresa, quer seja pela implementação de um novo processo, método organizacional ou de marketing.
Uma Marca Coletiva para o Baixo Ave
A ideia da criação de uma Marca Coletiva para o Baixo Ave surgiu com o objetivo de potenciar a notoriedade de uma região que constitui um dos principais “corredores exportadores” nacionais e é sede de empresas e ofertas inovadoras em diversos setores relevantes para a economia nacional.
Ainda que seja um objetivo ambicioso, a AEBA pretendeu com a criação desta marca territorial contribuir para aumentar o potencial económico e empresarial do Baixo Ave, dando a conhecer a capacidade de inovação do tecido empresarial, promover a atração de investimentos, afirmar e alavancar a visibilidade do ecossistema de negócios desta região, bem como aumentar o sentimento de pertença no seio do contexto empresarial local e de goodwill externo face ao território.
Esta foi uma das principais bandeiras deste projeto, que permitiu avançar com a criação e ativação de uma marca coletiva nesta região e que a AEBA vai procurar potenciar através de um conjunto coerente e integrado de iniciativas que serão corporizadas na sua atividade e missão.
Projeto integrado no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação, aviso NORTE-53-2020-01, Operação NORTE-02-0853-FEDER-037636, que pretendeu dar visibilidade aos desafios de inovação que o tecido empresarial enfrenta e às novas dinâmicas em curso no território, além de ajudar a implementar uma cultura de inovação na região do Baixo Ave.
Os serviços da AEBA estão disponíveis para todos os esclarecimentos necessários através dos seguintes contactos:
252 403 860 (chamada para a rede fixa nacional)
917 756 102/3 (chamada para rede móvel nacional)
geral@aeba.pt
http://www.inoba.pt/
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL