Foi realizada hoje a inauguração da escultura presente na rotunda da Zona Industrial da Ermida, em Santa Cristina do Couto.
A escultura, da autoria de Paulo Neves, foi doada ao município de Santo Tirso pelo empresário Luís Ferreira Pinto, fundador e presidente do concelho administração da CASFIL. Com esta obra de arte o empresário assinala os 40 anos de existência da sua empresa.
Na inauguração, para além do proprietário CASFIL e do autor da escultura, estiveram presentes, Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Jorge Gomes, presidente da união de freguesias de Santo Tirso, Burgães e couto (Santa Cristiana e São Miguel), Tiago Araújo, Vereador da cultura, Castro Fernandes, ex-presidente da Câmara Municipal, entre outros convidados ligados ao projeto.
Luís Ferreira Pinto confessa-se um apreciador de arte desde sempre, referindo que no 25º aniversário da empresa já havia simbolizado a ocasião com a colocação de um escultura na fábrica em Vila das Aves, daí surgir a ideia de fazer o mesmo no 40º aniversário com a colocação da escultura na rotunda localizada em frente à sua empresa em Santa Cristina do couto. O empresário destacou que esta escultura é composta por uma roda que foi guardada de uma máquina da empresa que teve um acidente em 1995, dizendo que a roda é um simbolismo da vida e do desenvolvimento.
O escultor Paulo Neves referiu que esta escultura surgiu de um desafio que lhe foi proposto por Ferreira Pinto de construir uma peça utilizando a roda que tinha guardada. Confessou que quando mostrou ao empresário a peça que fez totalmente ao seu critério, foi amor à primeira vista.
Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso disse que esta doação faz todo o sentido uma vez que Santo Tirso é conhecido pelo seu museu internacional de escultura contemporânea ao livre, que inclui 57 peças espalhadas pelo município e que agora soma mais uma. O autarca ressaltou que é uma belíssima obra que simboliza a junção do mundo empresarial ao cultural.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL