O tradicional Cantar dos Reis regressa a Santo Tirso nos próximos dois fins de semana. No dia 8 de janeiro, as reisadas vão andar porta a porta nas principais ruas da cidade, antes de uma grande atuação na Praça 25 de Abril, às 16h30. Já no dia 14, a Igreja Matriz de Vila das Aves acolhe o Concerto de Reis, para uma viagem entre a música tradicional e os clássicos internacionais da quadra.
Mais de uma dezena de grupos de folclore do concelho de Santo Tirso vão levar o tradicional Cantar dos Reis às principais ruas da cidade. A partir das 15h00 de domingo, 8 de janeiro, os diferentes conjuntos vão, de porta em porta, assinalar o nascimento de Jesus e dar as boas-vindas ao novo ano, mantendo viva a tradição desta época.
Às 16h30, todos os grupos juntam-se na Praça 25 de Abril para interpretar em conjunto alguns dos mais emblemáticos temas do Cantar dos Reis. Vão juntar-se nesta iniciativa o Rancho Santo André do Sobrado, o Rancho Folclórico de S. Tiago de Rebordões, o Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz, o Rancho Folclórico S. Mamede de Negrelos, o Rancho Etnográfico Santa Maria de Negrelos, o Grupo Etnográfico S. Paio de Guimarei, o Grupo Etnográfico das Aves, o Rancho Típico Santa Maria da Reguenga, o Rancho Folclórico S. Salvador de Monte Córdova, o Rancho Folclórico Santa Eulália de Lamelas, o Grupo Folclórico Santa Cristina do Couto, e ainda o Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Ermida.
Já no fim de semana seguinte, a celebração continua em Vila das Aves, com o Concerto de Reis, dia 14 de janeiro, pelas 21h00, na Igreja Matriz, com as atuações do Grupo Coral de Vila das Aves, do Coral da Misericórdia de Santo Tirso e do Voxx Quarteto.
Passando por temas do French Carol, mas também de compositores como John Williams, John H. Hopkins Jr., ou José Firmino, Mário Sampayo Ribeiro e Ennio Morricone, sem esquecer alguns dos mais belos temas de tradição popular desta quadra natalícia, num evento gratuito organizado pelo Grupo Coral de Vila das Aves com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL