O Grupo de Escoteiros de Santo Tirso, filiado à Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), fundada em 1913 iniciou recentemente atividade em em Santo Tirso e tem sua sede na Vila das Aves.
Seguindo as bases deixadas por Baden Powell, os Escoteiros de Portugal têm como missão educar os jovens para desempenharem um papel ativo na sociedade e essa ação educativa é realizada através de um método único de educação não formal, assente num sistema de valores, que visa ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se sintam realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade, assente numa cidadania participativa, responsável e tolerante e no respeito pelo ambiente.
A adesão ao Escotismo é livre e deve ser feita sem barreiras e sem distinção de qualquer forma de credo, cor, gênero, não sendo acite nenhuma forma de discriminação ou segregação. A única condição é a vontade pessoal de assumir voluntariamente os valores contidos no Compromisso de Honra e na Lei do Escoteiro.
Os escoteiros realizam as suas atividades de forma totalmente voluntária e sem fins lucrativos, inclusive sendo considerada uma Associação de Utilidade Pública.
No intuito de complementar a oferta de Educação não formal para os jovens do concelho, a AEP, em conjunto com adultos e jovens aqui residentes, tomou por iniciativa criar este projeto.
No momento as suas prioridades estão concentradas em conseguir uma sede definitiva, pois estão a funcionar provisoriamente na antiga Escola da Ponte, organizar o Grupo e dar resposta àqueles que já os procuraram.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL