Grupo de EMRC do Agrupamento de Escolas D. Dinis elaborou presépios originais, criativos e verdadeiras obras de arte
Principal / Escolas / Grupo de EMRC do Agrupamento de Escolas D. Dinis elaborou presépios originais, criativos e verdadeiras obras de arte

Grupo de EMRC do Agrupamento de Escolas D. Dinis elaborou presépios originais, criativos e verdadeiras obras de arte

Porque o Natal acontece todos os dias…
“Aquele que não tem o Natal no coração nunca vai encontrá-lo ao pé de uma árvore” (Roy L. Smith)

Os presépios, ao longo dos tempos, adquiriram um elevado valor artístico e cultural, social e religioso: deram origem à criação de obras de arte e serviram para que o trabalho de grandes artistas fosse reconhecido, espelham o sentido de humildade, solidariedade, fraternidade e paz entre os homens, fazendo-os sentir-se iguais e irmãos entre si, e anunciam uma mensagem e um acontecimento – o nascimento de Jesus Cristo.

O desafio que lançamos aos alunos dos 5.º e 6.º anos da Escola Básica e Secundária D. Dinis, aos alunos dos 5.º aos 9.º anos da Escola Básica de Agrela e Vale do Leça e aos alunos do 1.º ciclo do agrupamento foi a realização de presépios, a nível individual ou familiar. A originalidade, a criatividade e o sentido estético ficaram bem patentes nos 411 presépios realizados e nas exposições fantásticas nas escolas do agrupamento.

Devido à excelência dos trabalhos, o grupo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) decidiu pela não atribuição do prémio ao melhor presépio de cada escola (conforme estava previsto no Regulamento), optando pela entrega de uma pequena lembrança a todos os participantes e o respetivo Diploma de Participação.

Parabéns a todos pelo envolvimento e pelo resultado final.

Votos de um Santo e Feliz Natal dos vossos professores de EMRC

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background