Governo recua e implementa testagem em todas as escolas incluindo as privadas
Principal / País / Governo recua e implementa testagem em todas as escolas incluindo as privadas

Governo recua e implementa testagem em todas as escolas incluindo as privadas

Imagem: Diário de Santo Tirso

O governo afinal vai implementar testagem à COVID-19 “em todos os estabelecimentos de ensino e respostas sociais de apoio à infância“, incluindo os privados, anunciou o Ministério do Trabalho e o Ministério da Educação.

“seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde e a orientação conjunta sobre o programa de rastreios laboratoriais para SARS-COV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino – e na sequência da autorização de despesa, aprovada em Conselho de Ministros no último domingo, para a realização de testes à Covid-19 a alunos e pessoal docente e não docente”, será implementado o processo de testagem (testes rápidos de antigénio periódicos) em todas as escolas e creches, incluindo os privados.

Inicialmente, deixou de fora os estabelecimentos de ensino privados uma vez que a despesa aprovada em Conselho de Ministros, este fim de semana, servia apenas para a aquisição de serviços de realização de testes rápidos de antigénio no ensino público e nas respostas sociais de apoio à infância do setor social e solidário. PSD e CDS questionaram o Governo sobre esta “discriminação”, que o Governo acabou por desfazer.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background