Gasolina ficou hoje no valor mais alto dos últimos oito anos
Principal / Uncategorized / Gasolina ficou hoje no valor mais alto dos últimos oito anos

Gasolina ficou hoje no valor mais alto dos últimos oito anos

Imagem: Diário de Santo Tirso

Desde 2013 que não tínhamos a gasolina tão cara como hoje. A gasolina passou hoje a custar 1,65 euros por litro e o gasóleo 1,46 euros. Os máximos alcançados em 2012 estão cada vez mais perto.

Relativamente ao ano de 2021 os preços têm mantido uma tendência para a subida, com pontuais descidas em algumas semanas, mas que não tem compensado os valores que já vêm a subir desde os últimos dois anos.

O valor que se paga pelo litro de combustível depende de vários fatores. Alguns deles são independentes do nosso país e prendem-se com a cotação do petróleo. A fatura de combustível conta ainda com os custos fixos de armazenamento e distribuição de combustível e com o valor da incorporação dos biocombustíveis.

No entanto, é a carga fiscal que faz com que o preço dos combustíveis em Portugal se aproxime dos mais elevados praticados na Europa e se afaste bastante, por exemplo, dos praticados em Espanha. Os impostos sobre os combustíveis têm um peso de 60% no preço de venda final ao público, o que significa que por cada 100 euros que gastas em gasolina 60 euros vão diretamente para o Estado. Além do tradicional IVA (Imposto de Valor Acrescentado) os combustíveis veem aplicados sobre si o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP), razão pela qual o seu preço comporta 60% de impostos.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background