Filme inspirado no MIEC distinguido em Nova Iorque
Principal / Cultura / Filme inspirado no MIEC distinguido em Nova Iorque

Filme inspirado no MIEC distinguido em Nova Iorque

“Sculp Entre Sonhos”, uma obra ficcional baseada nas esculturas que compõem o Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) de Santo Tirso, recebeu um novo prémio: “Best Surrealism Short Film” do “Retro Avant Garde Film Festival”, de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

A curta-metragem da autoria de Joaquim Pavão foi novamente premiada internacionalmente ao ser reconhecida com o “Best Surrealism Short Film”, do “Retro Avant Garde Film Festival”, de Nova Iorque. Este festival decorreu, este ano, nos Estados Unidos da América, e tem como objetivo a promoção de todas as formas de expressão relevantes para o cinema.

“Sculp Entre Sonhos”, de 23 minutos, decorre num mundo pós capitalismo em que toda a existência está determinada, todos os problemas resolvidos e o equilíbrio atingido. Através do sonho, as personagens mergulham numa abstração antagónica à realidade onde habitam. Este confronto leva-as a questionar o seu próprio papel dentro de um sistema, promovendo a sua saída. Estes, os instáveis, habitam o contraponto, uma realidade onde o livre-arbítrio entrega a existência à complexa teia de ações individuais.

Com inspiração no MIEC, a obra cinematográfica foi produzida pela Fugir de Medo, Filmógrafo, Cine Clube de Avanca e contou com a participação do Festival de Cinema AVANCA. “Sculp Entre Sonhos”, rodado em Santo Tirso, viria também a incluir filmagens realizadas no decorrer do mesmo Festival AVANCA 2019. A relação de Joaquim Pavão com o Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) começou em adolescente quando começou a frequentar o Festival Internacional de Guitarra, enquanto estudante de música.

A curta-metragem da autoria de Joaquim Pavão foi, entretanto, escolhida para a competição oficial dos festivais “Cine Luso Espírito Mundo Internacional Film Festival”, que irá decorrer no final de novembro, em Bruxelas. “Sculp Entre Sonhos” será também exibido no “3in1 Film Fest”, em Samora Correia.

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea nasceu no início dos anos 90, na sequência de uma ideia que partiu do escultor já falecido Alberto Carneiro. Atualmente, o MIEC é composto por 57 esculturas ao ar livre, da autoria de 56 escultores nacionais e internacionais, dispersas por seis polos da cidade de Santo Tirso.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background