Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso
Principal / Cultura / Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Imagem: DR

O festival Sons do Património, que se realiza em diversos locais da Área Metropolitana do Porto, traz a Santo Tirso a música dos Club Makumba, num concerto agendado para o próximo dia 4 de outubro, a partir das 22h00. O espetáculo, com entrada livre, terá como palco a Quinta de Fora da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento.

O concerto terá como mote o mais recente álbum dos Club Makumba, intitulado “Sulitânia Beat”, onde consta o hino “Janaina Calling”.

Este grupo nasceu da união entre Tó Trips (guitarra), João Doce (bateria), Gonçalo Prazeres (saxofone) e Gonçalo Leonardo (baixo e contrabaixo), para um exercício musical livre, espontâneo, experimental e tribalista.

​Abrindo a janela para uma viagem pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África imaginada, a música dos Club Makumba é uma bandeira de resistência hasteada em costas mediterrânicas, livre de qualquer preconceito ou fronteira geográfica ou estilística.

​Um estreito de influências numa fusão de cartografias rock, guitarras das costas do sul, ritmos quentes do norte de áfrica, varridos por espíritos que vagueiam no ar e nas dunas do jazz, melodias e afinações antigas, que chegam até nós em tempestades de poeira elétrica. Em palco, vivem de uma energia gloriosa e contagiante, capaz de exorcizar todos os problemas e fantasmas.

Além do concerto, o festival Sons do Património inclui, às 21h00 do dia 4 de outubro, uma visita ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, onde será possível apreciar a exposição “Pedra e Fio”, da artista plástica Carla Rebelo.

O Sons do Património é promovido pela Área Metropolitana do Porto (AMP) e oferece 17 concertos gratuitos, abrangendo os 17 concelhos que integram a AMP. A programação, que decorre de 27 de setembro a 16 de novembro, inclui estilos musicais abrangentes, que vão do folclore eletrónico ao fado, passando pelo blues, pop e muito mais.

Em Santo Tirso, o festival conta com o apoio da Câmara Municipal. No caso de condições atmosféricas que impossibilitem a realização do concerto ao ar livre, o mesmo será transferido para a Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background