Félix Carvalho apresenta a sua candidatura à presidência da Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos (SRNOF), motivado pela convicção de que “a profissão farmacêutica enfrenta desafios que requerem coragem, visão e determinação.” Sob o lema “Pela Profissão, Pelo Futuro”, encabeça a Lista M, comprometida em defender e fortalecer a classe farmacêutica.
A equipa que acompanha Félix Carvalho nesta jornada é composta por farmacêuticos com experiência nas diferentes áreas da profissão e com vasto conhecimento da estrutura e funcionamento da Ordem dos Farmacêuticos, e jovens promissores que têm contribuído com entusiasmo e ideias inovadoras.
Segundo o candidato, “esta candidatura não representa um ponto de partida, mas a continuidade de um trabalho sólido e orientado por resultados. No mandato anterior, alcançámos conquistas significativas, mas o progresso não pode parar. Queremos ir mais longe, fazer mais e melhor, preservando o que foi bem-sucedido e inovando onde for necessário.”
O candidato a presidente da SRNOF afirma que o programa da Lista M é “ambicioso e realista” e está alicerçado em três pilares essenciais:
• Excelência e reconhecimento profissional
• Proximidade e representatividade
• Sustentabilidade e inovação
Entre as propostas destacam-se:
• Defender a dignidade farmacêutica e reivindicar medidas que protejam o exercício da profissão e os direitos dos farmacêuticos.
• Novas formações em áreas-chave, como a dispensa em proximidade, dispensa protocolada em situações clínicas leves, renovação da medicação crónica e o acesso a dados clínicos.
• Projetos-piloto inovadores, como o “Farmacêutico de Família”, para reforçar a ligação às comunidades.
• Parcerias nacionais e internacionais, para ampliar o impacto da profissão em Portugal e no estrangeiro.
• Melhor comunicação e acessibilidade, com o uso de plataformas digitais e eventos em todos os distritos, garantindo que todos os farmacêuticos têm voz e presença.
Félix Carvalho enfatiza: “O futuro exige mais de nós. Estamos prontos para enfrentar os desafios, fortalecer a nossa profissão e construir um futuro melhor para todos os farmacêuticos e para a sociedade que servimos.”
Sobre Félix Carvalho
Tem dedicado a maior parte da sua vida profissional ao ensino das Ciências Farmacêuticas, especialmente na área da Toxicologia. Além disso, também exerceu atividades na área da Farmácia Hospitalar, do Controlo da Qualidade, e está há mais de 20 anos ligado à área regulamentar de medicamentos. Atualmente, é presidente da SRNOF, Professor Catedrático na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, membro da comissão de avaliação de medicamentos do INFARMED, e membro externo da EMA e da ECHA. Félix Carvalho é ainda ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia e ex-Presidente da EUROTOX (Associação dos Toxicologistas Europeus e das Sociedades Europeias de Toxicologia).
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL