
A oitava edição da Mostra de Educação e Formação vai decorrer amanhã e sexta-feira (dias 13 e 14 de março) na Fábrica de Santo Thyrso. Promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a iniciativa procura apoiar as tomadas de decisão, relativas ao futuro profissional, dos alunos do 9º e 12º anos.
Ao longo dos dois dias, os estudantes poderão assistir às palestras “Acesso ao Ensino Superior”, “Tomada de decisão” e “Autoexploração”, dinamizadas em vários horários pela Inspiring Future. Vão ser dias igualmente preenchidos por workshops, demonstrações e muitas oportunidades para descobrir e explorar.
A sessão de abertura está marcada para as 10h00 de amanhã, e irá contar com a participação de Ana Amorim, da comissão executiva da Área Metropolitana do Porto, e de João Gonçalves, Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares.
Outro dos pontos altos será a conferência “O impacto futuro da Inteligência Artificial no mercado de trabalho”, que irá ter como oradores Eduardo Filho (presidente da Associação Inspiring Future), Pedro Lobo (advogado da sociedade YBOM, especializado em Direito Público, do Trabalho e Comercial), Paulo Fonseca (psicólogo do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo) e Edson Costa (empresário e diretor da APPBIZ.PT).
Durante estes dois dias, diversas instituições de ensino públicas e privadas vão dar a conhecer a sua oferta formativa, com o objetivo de alargar os horizontes dos jovens do concelho.
A nível de ensino superior, vão estar presentes instituições como Instituto Superior de Engenharia do Porto, Escola Superior de Media Artes e Design, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior Artística do Porto, Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Universidade Lusíada, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Instituto Superior de Saúde, Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Politécnico de Bragança.
Para além de diversas instituições de ensino profissional, vão ter representação na Nave Cultural o Centro de Emprego de Santo Tirso, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o INVEST Santo Tirso, entre diversos outros.
Já o IMOD vai ser dedicado ao projeto de orientação vocacional “Orienta-te: Job Experiences”, onde os jovens poderão ter contacto com profissionais de uma panóplia de áreas profissionais.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL