Exposição sobre a Polopiqué para ver na Fábrica de Santo Thyrso
Principal / Cultura / Exposição sobre a Polopiqué para ver na Fábrica de Santo Thyrso

Exposição sobre a Polopiqué para ver na Fábrica de Santo Thyrso

No âmbito do Ciclo Têxteis do Presente, a Fábrica de Santo Thyrso recebe, a partir desta sexta-feira, 28 de outubro, uma exposição sobre um dos maiores grupos têxteis da Europa, a Polopiqué. Programação inclui visitas guiadas à empresa.

Até 21 de janeiro de 2023, a emblemática Sala da Máquina, na Fábrica de Santo Thyrso, acolhe a exposição “Polopiqué. 26 anos de Criatividade e Agilidade Têxtil”. Integrada no ciclo de programação que olha para o têxtil a partir do presente, a exposição foca-se num dos maiores grupos têxteis da Europa, com sede em Santo Tirso, e nos desafios que foi enfrentando nas últimas três décadas.

Partindo do exemplo desta empresa, o objetivo é responder a algumas interrogações: afinal, como conseguiu este grupo vencer os desafios dos últimos 26 anos? E como subsiste no Vale do Ave uma empresa têxtil verticalizada e confeção num momento tão delicado do comércio mundial?

A exposição, inaugurada na próxima sexta-feira, 28 de outubro, às 18h30, fica patente ao público até 21 de janeiro. Pelo meio, haverá visitas guiadas não apenas à exposição (nos dias 9 e 12 de novembro, 7 de dezembro e 11 de janeiro, entre as 14h30 e as 16h00), mas também à Polopiqué (nos dias 17 de novembro, 15 de dezembro e 19 de janeiro, entre as 14h30 e as 16h30).

Para mais informações sobre a exposição e visitas, estão disponíveis contactos através do telefone 252 809 120 e do email museus@cm-stirso.pt.

A Polopiqué nasceu a 27 de setembro de 1996, no vale do Ave, num período de crise no têxtil, pelas mãos de Luís Lopes Guimarães e de Filipa Alexandra. Oriundos de famílias com tradição no setor têxtil, trouxeram para o projeto uma visão estratégica do mercado, da internacionalização e da progressiva globalização da fileira têxtil e da indústria da moda.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background