A exposição “Alberto Carneiro. A Natureza em Movimento”, patente no Museu Municipal Abade Pedrosa e no Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, foi prolongada, podendo ser visitada até ao próximo dia 30 de abril.
“Alberto Carneiro. A Natureza em Movimento” apresenta um conjunto de obras que cobre a quase totalidade das mais de cinco décadas de trabalho do artista, reunindo algumas das mais icónicas criações do seu percurso. A visita permite ficar com uma visão panorâmica que realça a importância do desenho e da fotografia na produção do autor, a par da escultura e da instalação.
A base é o espólio artístico pertencente à viúva do escultor, Catarina Rosendo, e que se encontra em depósito no Município de Santo Tirso.
Esta exposição foi inaugurada aquando da abertura, também em Santo Tirso, do Centro de Arte Alberto Carneiro, que tem como principal objetivo a gestão do acervo do escultor, falecido em 2017, além da salvaguarda, investigação e divulgação da arte contemporânea. Ali, os visitantes podem contactar com as 60 obras – escultura e desenhos – doadas pelo artista ao Município.
Alberto Carneiro é um dos grandes nomes da arte portuguesa da segunda metade do século XX e início do século XXI. A par de um vasto conjunto de obras em espaços públicos em Portugal e no estrangeiro, do ocidente ao oriente, o escultor deixou ainda um assinalável conjunto de desenhos.
Autor de uma obra que combinou, como poucas, a exploração das formas visuais com uma indagação filosófica sobre a paisagem, a natureza e os modos de relação dos humanos com o mundo, Alberto Carneiro está desde há muito ligado ao Município de Santo Tirso. É da sua responsabilidade a criação dos Simpósios Internacionais de Escultura Contemporânea que deram origem ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, onde a exposição “A Natureza em Movimento” decorre, estendendo-se ao Museu Municipal Abade Pedrosa.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL