Este ano, o Atelier Criar + e o Eco-Escolas, uniram esforços de forma a lançar um projeto que envolvesse a participação de todas as turmas da escola. Neste sentido, o tema foi o Natal, com a criação e a instalação de uma árvore natalícia reciclada, quase a 100%.
O principal objetivo foi consciencializar todos os alunos para a importância dos seus atos para com o meio ambiente. Porque as ideias e os atos contam e podem fazer a diferença para o nosso planeta, para o nosso país, para a nossa cidade, vila ou aldeia, para a nossa escola, para a nossa casa e para a vida de cada um de nós.
As turmas aderiram, com entusiasmo e dedicação, e colocaram literalmente as mãos nos plásticos. A colaboração dos professores foi fundamental para que as ideias se materializassem e o espírito de equipa imperasse, uma vez que foram os responsáveis pela distribuição de tarefas no grupo/turma.
Saliente-se ainda o grande apoio do responsável dos auxiliares de ação educativa na implementação da estrutura no espaço.
A história começou assim:
Era uma vez, uma, duas, três … redes que aos poucos foram ganhando vida com o preenchimento de plásticos (embalagens, copos, garrafas e outros materiais). O corte das redes, a preparação dos materiais (lavar, cortar e furar) e colocação dos fios (aproveitamento de restos de fios de fábricas), a distribuição dos materiais e das redes por cada turma e a união das mesmas deram origem à cobertura da nossa árvore reciclada.
A tarefa não foi fácil, mas após algumas mudanças de local por causa da estrutura, repensada várias vezes para poder ser colocada no jardim interior do Bloco A, procedeu-se à instalação da(s) estrutura(s) criada(s).
A iluminação da estrutura/árvore com dois focos (high quality Led) completou este quadro natalício.
Após a desmontagem da exposição, os materiais serão colocados nos devidos ecopontos e as redes e os fios serão reaproveitados em futuros trabalhos.
O lema foi e será reaproveitar sempre que possível.
Este Natal vamos todos reciclar. Reciclar as ideias, os pensamentos e os atos. E, acima de tudo, criar raízes que permitam que todos possamos:
Cuidar +
Partilhar +
Ouvir +
Dar +
E Amar +.
Atelier Criar + e Eco-Escolas
Ana Cristina Cruz e Maria Manuela Silva
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL