Observar e identificar a biodiversidade da escola foi o desafio proposto pelo projeto Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária D. Dinis. No âmbito do “Dia Internacional da Biodiversidade”, celebrado no dia 22 de maio, foi efetuada uma exposição no interior e exterior do bloco A da nossa escola.
Esta iniciativa contou com a colaboração dos alunos do 2.º ciclo (5.º ano), 3.º ciclo (7.ºB, 8.ºF e 8.ºG) e ensino secundário.
Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos efetuaram um levantamento fotográfico das espécies existentes no recinto escolar. De seguida, na disciplina de Ciências Naturais, fizeram um trabalho de pesquisa sobre a taxonomia, caraterísticas morfológicas, habitat e algumas curiosidades dessas espécies, tendo-se concluído que, na nossa escola, existe uma grande diversidade de fauna e flora.
O grupo de Artes colaborou na criação e instalação da exposição de trabalhos (ilustrações temáticas, ilustrações científicas, maquetas e instalação de cenários em diversos espaços). As disciplinas intervenientes foram as seguintes: Educação Visual e Tecnológica, Educação Visual, Desenho A, Materiais e Tecnologias, Design de Interiores e Exteriores e Geometria Descritiva. Também colaboraram os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), que expuseram diversos trabalhos, assim como o Atelier Criar+ que ajudou na instalação dos cenários.
Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário participaram de forma dinâmica e construtiva neste desafio. O produto final superou todas as expetativas.
Magda Silva e Manuela Silva
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL