Escola Básica de São Tomé de Negrelos assinalou o Dia Mundial da Água
Principal / Escolas / Escola Básica de São Tomé de Negrelos assinalou o Dia Mundial da Água

Escola Básica de São Tomé de Negrelos assinalou o Dia Mundial da Água

Na Escola Básica de S. Tomé de Negrelos entre os dias 24 de março e 4 de abril desenvolveram-se diversas atividades para consciencializar os alunos para a importância da água. Iniciou-se no dia 24 de março com o evento “Água é vida!” — que combinou a consciencialização para a necessidade da água como um bem precioso para a saúde humana e a importância desta para o nosso bem-estar geral e terminou no dia 4 de abril com o evento “História da água”. Para esta última atividade, o Pavilhão da Água (Águas do Porto) veio à escola dinamizar uma sessão sobre a História da Água, explorando o seu papel desde as civilizações humanas primordiais até aos dias de hoje, bem como as consequências futuras das ameaças de escassez de água que enfrentamos atualmente, tanto para a saúde humana, como para o meio ambiente.

💧 Água é Vida, Água é Saúde!

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques celebrou o Dia Mundial da Água! Na Escola Básica de São Tomé de Negrelos, o Clube da Saúde juntou-se ao Clube Eco Escolas para liderar esta iniciativa em nome da Saúde e Bem-estar, mas também valorando a vertente mais ambiental. Celebrar datas como estas, revela-se importante para reforçar a mensagem de que a prevenção é o melhor autocuidado e que a água não só é importante para a saúde, como para a nossa vida em ecossistema!

🚰 No dia 24 de março, os alunos e alunas do 5.ºG e 5.ºH montaram uma banca de águas aromatizadas naturalmente, mostrando que beber água pode ser simples, saboroso e divertido! Toda a comunidade escolar foi convidada a provar as diversas combinações de águas! Desde água aromatizada com pepino 🥒 e lima 🍋‍🟩, ou água com sabor a morango 🍓 e coco 🥥, até chás gelados sem açúcar, as combinações eram imensas e sempre variadas, motivando não só a curiosidade de quem se aproximava, como também incentivando à criatividade para o consumo de alimentos saudáveis e variados, sempre associados ao alimento que está no centro da nossa roda dos alimentos — a água! 💧

📜 Entre os dias 24 e 25 de março, os alunos do 5.ºG e do 5.ºH foram, ainda, às salas das várias turmas desde o pré-escolar, até ao 9.º ano, declamar poemas da sua autoria e também cantar alguns poemas dramatizados, por forma a informar e consciencializar para a importância desta data, aproveitando que março é o mês oficial da Poesia!

🩵 Já no dia 4 de abril, o Pavilhão das Águas do Porto veio à escola contar-nos a História da Água, explorando o seu papel desde as civilizações humanas primordiais até aos dias de hoje, bem como as consequências futuras das ameaças de escassez de água que enfrentamos atualmente, tanto para a saúde humana, como para o meio ambiente. Sabiam que a água da torneira é mais saudável do que a água engarrafada? 🍶 E também é muito mais económica! Para além destas e outras aprendizagens, as turmas foram, ainda, convidadas a plantar uma árvore 🌲 e regá-la através de métodos sustentáveis (por exemplo, coletando água da chuva)!

✨ Para toda a comunidade escolar, este é também uma oportunidade de reflexão:

Como podemos promover a saúde no nosso dia-a-dia?

O que é que a História nos pode ensinar sobre a importância da água para a evolução humana e como podemos garantir que este bem precioso pode ser protegido no futuro?

👨‍👩‍👧‍👦 Aos alunos, famílias e toda a comunidade educativa, deixamos o convite para a partilha: Para além de bebermos água todos os dias e cuidarmos para evitar o seu desperdício, que outras pequenas-grandes ações podem fazer uma grande diferença no futuro?

💡Partilhem as vossas ideias, para podermos aprender e evoluir juntos!

🌎 A mudança começa hoje, com cada um de nós!

Estela Costa
Escola Básica de S. Tomé de Negrelos

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background