Escola Básica da Agrela está a ser requalificada
Principal / Notícias / Escola Básica da Agrela está a ser requalificada

Escola Básica da Agrela está a ser requalificada

Imagem: Município de Santo Tirso

Estão em curso as obras de requalificação da Escola Básica de Agrela e Vale do Leça. A beneficiação, num investimento de 2 milhões e 951 mil euros, tem como objetivo tornar a escola mais confortável e funcional.

A beneficiação irá abranger a totalidade do estabelecimento de ensino: edifício principal, pavilhão gimnodesportivo, campo de jogos e todo o espaço exterior.

A empreitada prevê a impermeabilização e o isolamento térmico das coberturas em telhas, substituição de pavimentos e recuperação de paredes, substituição das caixilharias exteriores, renovação das redes de estabelecimento de água e luz, renovação das instalações sanitárias, substituição de estores e de todos o sistema de aquecimento por novos sistemas de climatização, bem como a colocação de tetos interiores com absorção acústica.

A nível de eficiência energética, de forma a reduzir os consumos de energia e a promover a sustentabilidade, será preparada uma unidade de produção para autoconsumo (UPAC) mediante a instalação de painéis fotovoltaicos nas coberturas. Haverá, também, lugar à substituição das luminárias tradicionais por led e criação de um abrigo de bicicletas com carregamento elétrico através de painéis fotovoltaicos.

Serão, ainda, melhoradas, de forma geral, as condições de mobilidade, indo ao encontro das necessidades das pessoas com deficiência motora.

Já os arranjos exteriores da escola serão objeto de intervenção profunda ao nível da redefinição do atual campo de jogos – com a criação de um campo de futebol de 5, um de andebol, dois de basquetebol, uma pista de atletismo e uma caixa de areia para saltos – e pontual ao nível do mobiliário urbano.

Com um investimento de 2 milhões e 951 mil euros, financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a conclusão da empreitada está prevista para junho de 2026.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background