Foi feito um teste piloto com o objetivo de usar poliestireno reciclado quimicamente em embalagens de iogurte. Esta é a primeira etapa de uma iniciativa colaborativa entre a Total, a Intraplás e a Yoplait.
O teste foi liderado pela Total mas tem como parceira a Intraplás, empresa com presença em Santo Tirso e que vem mostrar que a reciclagem química é uma opção válida para o fim de vida do poliestireno.
A Total afirma que está a processar matéria-prima derivada de resíduos plásticos mistos pós-consumo, de outra forma difíceis de reciclar. Ao converter a matéria-prima secundária no seu cracker a vapor em Antuérpia, Bélgica, a empresa destaca que pode produzir poliestireno reciclado quimicamente certificado.
O rPS circular certificado produzido tem os benefícios de exibir desempenho virgem, permitindo assim a sua incorporação em aplicações de ponta, incluindo embalagens de grau alimentar. Isso foi demonstrado pela Intraplás, que transformou o rPS certificado da Total em lâminas lácteas e, por fim, pela Yoplait, transformou essas lâminas em embalagens de iogurte.
As três empresas salientam que esta é uma conquista importante no estabelecimento da reciclagem de produtos químicos como uma rota válida para a reciclagem de poliestireno e para fechar o ciclo em aplicações de laticínios.
“Este projeto de colaboração com a Intraplás e a Yoplait demonstra o nosso compromisso comum com a sustentabilidade. Ele representa mais um marco na abordagem do desafio da economia circular e na concretização da ambição da Total de produzir 30% de polímeros reciclados até 2030 “, disse Valérie Go, vice-presidente sénior de polímeros da Total.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL