Mário Ferreira, Jorge Faria e Filipa Peixoto, por ordem de anúncio das suas candidaturas, são os vilarinhenses que vão disputar as próximas eleições autárquicas na freguesia de Vilarinho, no próximo dia 26 de setembro. Um deles vai ser o próximo presidente de junta.
O PSD, tal como há quatro anos atrás, coligou-se com o CDS, numa coligação intitulada Valorizar +. Mário Ferreira tem 20 anos e foi o homem escolhido para tentar conquistar a Junta de Freguesia. Acusando o atual executivo da junta, composto pelos partidos dos seus adversários, de falta de brio, Mário Ferreira tem feito uma campanha intensa no porta a porta e nas redes sociais. O jovem político tem denunciado várias falhas em Vilarinho, “bicas de água avariadas no cemitério”, estradas em terra, estradas em mau estado e alerta para a perda de população da freguesia 3,2% superior à media nacional. Como propostas, Mário Ferreira refere “valorizar mais as instituições”, criar um roteiro turístico, promover Vilarinho e “tratar com brio a freguesia” ao invés de pensar em obras megalómanas. Mário Ferreira tem sido um dos candidatos mais ativos tanto no terreno como nas redes sociais em todo o concelho de Santo Tirso.
Pode visualizar a entrevista do candidato Mário Ferreira clicando aqui.
Jorge Faria, Presidente da Junta de Freguesia desde 2010, tomou posse após a renúncia do presidente eleito em 2009, venceu as eleições em 2013, pelo Partido Socialista, em 2017 como independente e agora em 2021 volta a concorrer através da listas do Partido Socialista. O candidato socialista é um acérrimo defensor das políticas camarárias em especial da transferência de fundos de autarquia para a Junta de Freguesia de Vilarinho pretende continuar o trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos dois anos, é por isso o candidato que garante maior continuidade. É do conhecimento público que Jorge Faria tem feito campanha no porta a porta não sendo visível ações nas redes sociais.
O Diário de Santo Tirso solicitou em junho uma entrevista ao candidato Jorge Faria. Até ao momento não demonstrou disponibilidade de data para a sua realização.
Filipa Peixoto, candidata da coligação da CDU que engloba o PCP e o partido Os Verdes, é um nova cartada lançada pelos comunistas. Apesar de ter ligações familiares ao secretário da junta de freguesia, Abílio Martins, também da CDU, a coligação aposta numa renovação natural, Filipa Peixoto afirma ter um “projeto inovador” e que “pretende dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento para a nossa freguesia”. Como principais propostas, a candidata da CDU refere acabar com as ruas em terra, assegurar que o saneamento e a oferta de água canalizada se estenda a toda a freguesia, conseguir uma melhor oferta em termos de habitação social e requalificação urgente da estrada municipal 513. Não é do conhecimento público ações de campanha no terreno, no entanto nas redes sociais, a página da CDU de Vilarinho tem estado sempre ativa, demonstrando as suas preocupações com a freguesia e enumerando as suas propostas. Filipa Peixoto faz também parte da lista da CDU à Assembleia Municipal sendo a número 2.
Pode visualizar a entrevista da candidata Filipa Peixoto clicando aqui.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL