Dispositivo Municipal de defesa da floresta no terreno
Principal / Desporto / Dispositivo Municipal de defesa da floresta no terreno

Dispositivo Municipal de defesa da floresta no terreno

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou, esta quarta-feira, 31 de maio, em Vila das Aves, o Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A iniciativa contou com a presença dos meios e recursos envolvidos no dispositivo operacional.

Composto por corporações de bombeiros voluntários, sapadores florestais, equipas da GNR, PSP, Brigada de Proteção Ambiental e Polícia Municipal, num total de 25 equipas, o Dispositivo Municipal Defesa da Floresta Contra Incêndios tem como objetivo “reforçar a fiscalização, garantir uma primeira intervenção rápida e eficaz, diminuindo o número de ocorrências e a área ardida é o objetivo deste Dispositivo de Defesa da Floresta Contra Incêndios”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

O Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Santo Tirso é composto pelas seis equipas de intervenção permanente das três corporações de bombeiros do concelho, quatro equipas de combate a incêndios florestais, duas equipas de Logística de Apoio a Combate, uma equipa de sapadores florestais, uma equipa municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, uma equipa de Proteção Florestal da GNR, duas equipas do comando da GNR de Santo Tirso e de Vila das Aves, duas equipas da PSP, incluindo a Brigada de Proteção Ambiental, uma equipa da Polícia Municipal e uma equipa de primeira intervenção da Junta de Freguesia de Agrela.

Estão, também, disponíveis uma equipa de patrulha a cavalo da GNR e três equipas da Associação de Empresas do Setor Papeleiro e de Celuloses (AFOCELCA).

Poderão, ainda, ser mobilizados, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, outros meios complementares de apoio ao combate e rescaldo como retroescavadoras e máquinas de rasto.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background