Diogo Costa, o guarda-redes do Futebol Clube do Porto que tem raízes em Vila das Aves, chegou ao topo da lista dos guardiões mais valiosos do mundo, segundo a mais recente atualização do Transfer Markt. Com uma avaliação de mercado de 45 milhões de euros, Diogo Costa destaca-se não apenas pelo seu valor, mas também por ser o mais jovem entre os primeiros seis mais valiosos.
A sua valorização surge devido às notáveis exibições no campeonato português, na Liga dos Campeões e ao serviço da Seleção Nacional.
Aos 24 anos, Diogo Costa promete ainda uma margem de progressão significativa, algo que, aliado à sua já comprovada qualidade, faz aumentar a expectativa em torno da sua participação no próximo Campeonato Europeu. A presença neste palco internacional poderá não só reforçar o seu valor de mercado como também atrair a atenção de grandes clubes europeus, conhecidos por não hesitarem em investir fortes somas por talentos de elevado calibre.
Para os responsáveis portistas, uma possível venda de Diogo Costa representa uma oportunidade de realizar um dos maiores encaixes financeiros dos últimos anos, além de uma mais-valia recorde, tendo em conta que o jogador é um produto da formação do clube.
No último ano, Diogo Costa foi mesmo nomeado para o prémio de melhor guarda-redes do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), embora o galardão tenha sido atribuído a Ederson, do Manchester City. Este reconhecimento sublinha a qualidade e o impacto de Costa não só a nível nacional, mas também no panorama internacional, consolidando o seu lugar entre a elite dos guardiões de baliza a nível global.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL