O Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro, foi, esta manhã, assinalado no Centro Escolar de Arcozelo, em Água Longa. Promover a saúde é um dos eixos prioritários do Município de Santo Tirso, que tem vindo a incentivar a alimentação saudável e a prática de exercício físico junto da comunidade escolar.
“A alimentação saudável tem sido uma aposta forte da Câmara Municipal, em conjunto com uma rede de parceiros, e o grande objetivo destas ações é chamar à atenção das crianças para a importância de fazerem boas escolhas alimentares”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, de visita ao Centro Escolar de Arcozelo, em Água Longa, onde assinalou o Dia Mundial da Alimentação Saudável.
Alberto Costa defende ser “essencial fomentar estilos de vida mais saudáveis junto dos mais novos, para que possam crescer com saúde e evitar um conjunto de patologias, nomeadamente a obesidade, a hipertensão ou a diabetes”.
“Estamos perante uma séria questão de saúde pública que deve ser encarada por todos como prioridade”, continua. Posição que acredita ser cada vez mais relevante, já que “dados recentes dão conta que a alimentação dos portugueses é cada vez mais desequilibrada e desadequada”.
Planear e adequar nutricionalmente as ementas, garantir lanches saudáveis e distribuir fruta escolar são algumas iniciativas que a Câmara Municipal tem no terreno, como forma de garantir a criação de hábitos de vida mais saudáveis. Ainda assim, o autarca defende ser “importante que, complementarmente àquilo que é feito nas escolas, o trabalho possa ser continuado em casa, com o apoio dos pais”.
Evitar o excesso de açúcar, sal e gorduras, incentivar o consumo de frutas e hortícolas e a prática de exercício físico, foram alguns dos conselhos que os alunos do pré-escolar do Centro Escolar de Arcozelo viram reforçados. A iniciativa incluiu jogos que privilegiam a atividade física e a distribuição de lanches saudáveis aos alunos.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL