O Clube Desportivo das Aves defronta, no próximo domingo, dia 12 de fevereiro, o Sport Club Rio de Moinhos, em Vila das Aves. No entanto o jogo não terá a presença de público devido a um novo castigo imposto pela Associação de Futebol do Porto (AF Porto).
Através de um comunicado, a AF Porto esclarece que “nos termos da deliberação do Conselho de Disciplina que decretou realização de um jogo sem a presença de público ao Clube Desportivo das Aves 1930, relativo ao Campeonato da Divisão de Honra, informamos que o encontro se realizará sem presença de pública Porta Fechada”.
O castigo está relacionado com os acontecimentos ocorridos no jogo do Clube Desportivo das Aves com o Futebol Clube de Lagares realizado no passado dia 13 de novembro do ano passado. O jogo decorreu no Campo de Futebol de Roriz devido a um outro castigo da AF Porto por motivos semelhantes.
De recordar que a entidade que gere as competições distritais do Porto penalizou, perto do final da temporada passada, o Desportivo das Aves em 6 jogos fora do seu estádio devido à reincidência em confusão e desacatos nas bancadas. O castigo começou a ser cumprido ainda na época passada e transitou para 2022/23 sendo que o primeiro jogo em Vila das Aves foi realizado apenas a 27 de novembro.
Os factos que agora motivaram um novo castigo estão relacionados com confusão nas bancadas no jogo realizado em Roriz, a 13 de novembro. A polícia foi obrigada a intervir e o relatório do árbitro terá sido fundamental para este novo castigo. A direção do Clube Desportivo das Aves emitiu inclusive um comunicado, após esse jogo em Roriz, apelando ao comportamento dos adeptos.
A direção do Clube Desportivo das Aves vem por este meio apelar ao comportamento cívico, bem como ao cumprimento das regras da organização dos jogos e o respeito pelas autoridades presentes por parte dos espetadores que assistam aos jogos das nossas modalidades. Os repetidos casos de indisciplina e os castigos daí decorrentes estão a colocar em causa quer a boa imagem, quer a sustentabilidade económica do próprio clube. Esperamos não ser necessário tomar medidas mais drásticas, mas em nome da história do clube se formos forçados a tal, não fugiremos às nossas responsabilidades.
O jogo Clube Desportivo das Aves com o Sport Club Rio de Moinhos está agendado para as 15h00 do próximo domingo. Será o primeiro jogo da fase de manutenção na Divisão de Honra da AF Porto. Não haverá também transmissão em direto nem relato visto que o castigo engloba também essa vertente.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL