De regresso aos prazeres de comer num restaurante
Principal / Reportagens / De regresso aos prazeres de comer num restaurante

De regresso aos prazeres de comer num restaurante

Imagem: Diário de Santo Tirso

Na semana em que os restaurantes puderam reabrir, o Diário de Santo Tirso foi conhecer a nova realidade de dois conhecidos restaurantes, O Lavrador Snack-bar Petisqueira e o Restaurante Olímpico.

Depois de três meses com as salas fechadas os prejuízos dos restaurantes são mais do que muitos. Entre a esperança por um futuro melhor e o desejo que os clientes voltem o mais rapidamente possível fica a certeza de que as medidas de segurança nestes dois espaços são mais do que muitas.

A maioria dos restaurantes está em prejuízo há muitos meses

A retoma é lenta e pode ser explicada pelo comportamento mais receoso dos clientes, tanto em relação às incertezas económicas quanto ao medo de contágio, que ainda está presente para muitos.tivo da Abrasel.

Para manter os estabelecimentos abertos, uma grande parte dos empresários precisaram recorrer a novos empréstimos. Outra parte dos empresários tentou recorrer a empréstimos mas receberam resposta negativa dos bancos. O reequilíbrio das contas deve demorar vários anos para a quase totalidade dos restaurantes

Outro fator de impacto importante é a criação e manutenção de empregos na restauração. Antes da pandemia, o setor era responsável pela criação de milhares de empregos. Atualmente os restaurantes trabalham com menos funcionários devido à falta de tarefas e certamente que a esmagadora maioria não pretende contratar a curto prazo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background