Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios criada em Santo Tirso
Principal / Notícias / Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios criada em Santo Tirso

Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios criada em Santo Tirso

Os presidentes das Câmaras Municipais de Santo Tirso, Matosinhos, Valongo e Maia assinaram ontem, 31 de maio, a constituição da Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios.

A associação de municípios tem por objetivos a despoluição, reabilitação ecológica e valorização paisagística, cultural e socioeconómica de todo o território do Corredor Verde do Leça, desde a nascente até à foz. Visa, também, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre.

O ato de constituição da associação intermunicipal decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho de Santo Tirso. Na ocasião, foram ainda empossados todos os órgãos sociais da associação.

A Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios é a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio, dedicando-se a partir de agora à gestão, execução e manutenção do plano estratégico de recuperação do Rio Leça.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “o rio Leça está intrinsecamente ligado à identidade de Santo Tirso e é, por isso, inegável a importância da estratégia em rede que agora concretizamos”.

“Preservar os recursos hídricos, apostar na conservação da natureza e promover o potencial cultural, arqueológico e histórico de um rio que nasce no Município de Santo Tirso tem, para nós, um importante significado simbólico e, ao mesmo tempo, representa um forte investimento na melhoria da qualidade de vida das populações”, acrescentou.

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, congratulou-se com a obra que está já em curso no concelho, realçando o impacto ambiental significativo que já se verifica no troço intervencionado. “Só em Matosinhos, são 18 quilómetros de ciclovias e caminhos pedonais devolvidos à população, sendo que a primeira fase do projeto, numa extensão de 7 quilómetros, está praticamente concluída”. “Esta obra vai revolucionar a qualidade ambiental de toda a região do vale do Leça, promovendo ainda o acesso à rede de transportes públicos através da utilização de modos suaves de mobilidade”, acrescentou a autarca.

José Manuel Ribeiro, presidente do Município de Valongo, salientou que “numa área metropolitana, promover infraestruturas verdes periurbanas, como o Parque das Serras do Porto e o Corredor do Rio Leça, é extremamente importante, dados os benefícios ambientais, culturais, económicos, turísticos e outros, imprescindíveis ao bem-estar da população, ao longo de gerações”.

António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, sublinhou que “todo o percurso desenvolvido até aqui pelos quatro municípios dá-nos a certeza de que a despoluição e a fruição do rio Leça pelas populações vão ser uma realidade. O Leça é estratégico para o território”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background