A equipa da coligação PSD/CDS, “Valorizar + Santo Tirso” no decorrer da sua campanha para as eleições autárquicas visitou hoje a Associação de Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, mais conhecidos por Bombeiros Vermelhos.
Na comitiva estiveram presentes o candidato à Câmara Municipal de Santo Tirso, Carlos Alves, o candidato à União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, José Duarte Malheiro, a presidente da concelhia do PSD de Santo Tirso, Quitéria Roriz, e outros membros foram recebidos pelo vice-presidente dos Bombeiros Vermelhos, Armindo Balsemão e pelo comandante Daniel Carneiro.
Carlos Alves quis saber as necessidades que os Bombeiros padecem, nomeadamente as de cariz financeiro e tentou perceber que tipo de apoios têm para conseguir sobreviver. Numa reunião de cerca de uma hora, foram muitas as dificuldades que foram identificadas. Diariamente os Bombeiros combatem uma luta entre orçamentos reduzidos para despesas elevadas, despesas essas efetuadas para servir a comunidade. A falta de apoios por parte da governação central e uma ajuda pequena face às despesas, dada pelo município, é a realidade que a corporação dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso vive.
Daniel Carneiro explicou as dificuldades com que os bombeiros se debatem todos os dias, desde a falta de efetivos, neste momento estão ao serviço 21 profissionais, à falta de estratégia por parte do poder central e até passando pelo atraso de pagamentos nomeadamente pelo Centro Hospitalar do Médio Ave (Hospital de Santo Tirso). O comandante dos bombeiros vermelhos referiu que a corporação teve de abdicar do transportes de doentes não urgentes do hospital devido ao atraso de pagamentos, verificando-se o mesmo com os Bombeiros Amarelos, sendo que neste momento é uma corporação de Famalicão a assegurar o transporte dos doentes. Daniel Carneiro referiu ainda que está a ser ultimado um posto avançado na Agrela.
No final da reunião Daniel Carneiro acompanhou a comitiva a uma visita guiada pelas instalações.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL