Colégio de Santa Teresa de Jesus - Um Percurso Histórico
Principal / Reportagens / Colégio de Santa Teresa de Jesus – Um Percurso Histórico

Colégio de Santa Teresa de Jesus – Um Percurso Histórico

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Colégio de Santa Teresa de Jesus celebrou o seu centenário no ano de 1997. Foi o primeiro Colégio da Companhia de Santa Teresa de Jesus aberto, em Portugal, um ano após a morte do seu fundador, Santo Henrique de Ossó, que três anos antes, fizera os primeiros contactos e considerara o solo português um amplo campo de evangelização.

A 29 de dezembro de 1896, as Irmãs Teresianas vieram de Fraga, distrito de Viseu, para Santa Cristina do Couto – Santo Tirso, a pedido do Pároco da freguesia, José Vicente Correia de Abreu, que mandou construir o edifício para o novo Colégio. Foi inaugurado no dia 10 de janeiro de 1897 com o nome de “Colégio de Nossa Senhora do Carmo”.

O Colégio começou a funcionar com alunas internas, externas e uma escola Dominical gratuita para senhoras e empregadas domésticas que não podiam frequentar o Colégio em dias de semana.

A 5 de outubro de 1910, com a implantação da República, foi proibido o ensino religioso em Portugal e foram expulsos os Religiosos. O Colégio ficou selado no poder do Estado até 1920 e as Irmãs foram para o Brasil exercer a sua missão educativa.

Em 1920, o Estado vendeu o edifício em hasta pública, o qual foi adquirido pelo senhor José Carlos Marinho, pai de uma Irmã Franciscana de Calais. Em março de 1923 abriu com o nome “Colégio de Nossa Senhora de Lourdes”, propriedade da Província Portuguesa das Franciscanas de Nossa Senhora.

Em 1936, D. Conceição e D. Maria José, da família Campos Miranda, antigas alunas do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, pediram a reabertura do Colégio, cedendo para o efeito parte do seu palacete situado na Rua Sousa Trêpa, nº 91, em Santo Tirso.

O Colégio reabriu então com o nome de Santa Teresa de Jesus e foi inaugurado a 7 de outubro de 1936. A 15 de dezembro de 1942, o Ministério da Educação concedeu ao Colégio, o Alvará de autorização de funcionamento.

A 26 de março de 1956 o Colégio ocupou o novo edifício na Rua Comendador António Maria Lopes, atual residência da Comunidade Religiosa Teresiana.

Em 1975, foi criada a Associação de Pais do Colégio sendo uma das primeiras do nosso país.

Desde 1988 até aos dias de hoje, o Colégio funciona com Autonomia Pedagógica e, com toda a Comunidade Educativa, investe esforços, trabalho e esperança na qualidade do Ensino e da Educação.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background