É seguramente o maior clássico do Diário de Santo Tirso, o lixo e monos depositados nas vias públicas por cidadãos. Tem acontecido um pouco por todo o concelho, no centro da cidade, nas freguesias e os objetos variam sempre, desde sacos com lixo, móveis, eletrodomésticos e de tudo um pouco.
Desta vez aconteceu perto do centro da cidade de Santo Tirso, em Dinis, uma das zonas mais bonitas de todo o concelho onde tem uma cascata do rio de Dinis, chamado também rio Sanguinhedo.
Pode verificar-se que um colchão de grandes dimensões foi abandonado em plena estrada, junto ao muro da Quinta de Dinis de Cima. No fundo da foto pode inclusive ver-se o rio paradisíaco.
Durante grande parte de sexta-feira o cenário foi este, o colchão de frente para o trânsito. Inclusivamente não existe qualquer caixote do lixo ou ecoponto por perto, tendo em conta que é frequente o abandono junto a esses pontos.
As entidade competentes têm feito o seu trabalho, têm alertado de forma sistemática para que a população não abandone monos na via pública. Existe, há vários anos, um serviço municipal gratuito para a sua recolha, no entanto, os casos repetem-se.
O que diz a lei?
A lei é muito clara sobre o abandono deste tipo de monos ou resíduos na via pública. Se abandonar monos, monstros ou resíduos num espaço público arrisca-se a pagar uma pesada multa por danos em património público.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL