Um grupo de alunos do Clube Ubuntu do Agrupamento de Escolas de São Martinho visitou pela segunda ver a Associação de Solidariedade Social (AS), para um encontro com os utentes que se encontram no Centro de Dia. Esta iniciativa, de parceria entre as duas instituições (Agrupamento de Escolas de São Martinho e a AS), pretende despertar nos jovens sentimentos associados ao voluntariado.
Os alunos têm sido acompanhados pelos dinamizadores desta iniciativa, Isabel Gonçalves, coordenadora de educação para a Cidadania, José Queijo Barbosa, subdiretor de agrupamento e coordenador Ubuntu, João Fernandes, professor de Educação Musical, Adelaide Gonçalves, assistente operacional, e Raquel, técnica da Cruz Vermelha que trabalha a área do voluntariado associada aos jovens.
Esta segunda visita teve como tema o Dia dos Namorados, pelo que, para além de terem cantado em conjunto temas populares houve ainda tempo para a leitura de algumas cartas de namorados de pessoas célebres, distribuir flores e corações com mensagens sobre a sabedoria dos mais velhos, trabalhos realizados com apoio das professoras Ermelinda Silva, Sónia Lisboa e Cristina Machado.
Os idosos retribuíram a visita oferecendo queques que eles próprios ajudaram a fazer. Foi um momento bem passado, com canções, cantadas em conjunto, muitas palmas e sobretudo muito sorrisos.
A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL