Ao longo do ano letivo, os alunos inscritos no Clube SeR, do Agrupamento de Escolas D. Dinis, participaram e dinamizaram diversas atividades que tiveram como objetivos promover a cooperação e o sentido de responsabilidade, contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos, sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para os problemas sociais e participar em projetos que propiciassem o desenvolvimento do trabalho em equipa e que contribuíssem para promover a solidariedade e o voluntariado.
Os desafios foram muitos, mas todos os abraçaram com grande entusiasmo e dedicação.
Para além de terem criado materiais didáticos (fichas interativas no Google Forms e no Khaoot) para apoio aos alunos com mais dificuldades a Matemática e a Português, dinamizaram ações de voluntariado em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso (separação, organização e embalagem de bens a enviar para a Ucrânia) e com a Junta de Freguesia (organização e entrega de refeições diárias aos mais carenciados, inscritos na Junta de Freguesia de Santo Tirso), elaboraram marcadores de livros, utilizando ferramentas digitais que distribuíram pelo público nas diferentes atividades e espalharam poesia, animando as tardes do Centro Comunitário de Geão, do Lar José Luís de Andrade, da Misericórdia de Santo Tirso, da Associação de Solidariedade e Ação Social (ASAS) e do Lar e Centro de Dia de Santa Cristina do Couto.
O grupo de alunos do Clube SeR participou ainda no Sarau de Poesia do agrupamento com uma coreografia do poema As Mãos, de Manuel Alegre, e a declamação de poemas do poeta homenageado, Ondjaki.
Por último, realizou uma visita ao Canil/Gatil da CMST com a intenção de desenvolver ações de voluntariado (adoção de animais e ajuda nos banhos e passeios), colaborou no evento Rest Day, um festival de saúde e bem-estar, promovido pela CMST, e, no início do mês de junho, as alunas do 12.º ano, que estão integradas no clube, foram desafiadas a participar no projeto Cuidar Idoso, promovido pelo departamento Santo Tirso Voluntário.
“Parabéns aos nossos voluntários pelo trabalho desenvolvido e pelos belos momentos que proporcionaram a todos os que estiveram envolvidos nas atividades”, refere a comunicação do Agrupamento de Escolas D. Dinis.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL