Dia 28 de maio de 2023 marca o fim de um ciclo no Clube Desportivo das Aves. A equipa treinada por David Ferreira defrontou ontem a Associação Desportiva e Cultural de Penamaior naquele que foi não só o último jogo da temporada como foi também o último jogo de um ciclo iniciado em 2020/21.
Como é do conhecimento público e já detalhado em vários artigos pelo Diário de Santo Tirso, a equipa de futebol do Desportivo das Aves cessa agora atividade para dar origem à Avs Futebol SAD, conhecida até ao momento por União Desportiva Vilafranquense Futebol SAD. Novos dirigentes, nova equipa técnica, novos jogadores e nova estrutura, assim será o futebol em Vila das Aves já a partir da próxima época. A equipa vai inclusive competir na 2ª Liga, ou seja, no futebol profissional.
O jogo ontem acabou por ser o que menos interessou. O Clube Desportivo das Aves empatou a uma bola e terminou a fase de manutenção na Divisão de Honra de Associação de Futebol do Porto em primeiro lugar.
Para a história ficam três épocas a competir na Associação de Futebol do Porto. Em 2020/21 na 2ª Divisão e em 2021/22 na 1ª Divisão. Bruno Alves comandou a equipa em duas épocas de muito sucesso desportivo com duas subidas consecutivas de divisão.
Em 2022/23 e com a equipa impedida de inscrever novos jogadores, David Ferreira treinou brilhantemente o Desportivo das Aves quase conseguindo alcançar a subida de divisão, o que colocaria os avenses na Divisão de Elite.
Fica para registo futuro os nomes de todos aqueles que ao longo das três últimas épocas estiveram sempre presentes, registo esse que terá de incluir o Diário de Santo Tirso, único órgão de comunicação social que esteve em praticamente todos os jogos em casa desde a queda e em algumas difíceis deslocações.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL