O jovem argentino Tomas Contte foi o primeiro camisola amarela da história da Clássica de Santo Thyrso. A edição inaugural da prova de ciclismo trouxe a festa das duas rodas ao concelho, numa homenagem ao mítico ciclista tirsense José Pacheco.
A corrida começou em Vila das Aves, às 12h00, tendo o jovem Tomas Contte, da equipa Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, cortado a meta 3 horas, 37 minutos e 25 segundos após a partida, já no centro de Santo Tirso, depois de 144,4 quilómetros de prova.
Além do vencedor Tomas Contte, o primeiro pódio da Clássica de Santo Thyrso foi completado por Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), em segundo, e Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), terceiro classificado.
Com apenas nove segundos de distância para o vencedor da geral, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o mais rápido na geral da juventude. Já Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) venceu a geral das metas volantes. Rodrigo Caixas (Credibom-La Alumínios-Marcos Car) foi o mais forte no prémio de montanha.
Na classificação das equipas, venceu a Glassdrive-Q8-Anicolor. No total, 119 ciclistas, de 17 equipas de todo o país, pedalaram pelo concelho.
Organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Associação de Ciclismo do Porto, com o apoio da Câmara Municipal, a Clássica de Santo Thyrso é uma prova inscrita no calendário nacional do escalão profissional, destinada a atletas elite e sub-23.
Esta foi a primeira edição da corrida, que presta homenagem a José Pacheco, antigo ciclista natural da Agrela, em Santo Tirso, vencedor da Volta a Portugal de 1962 e atleta olímpico.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL