A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou hoje, em reunião pública do executivo, o alargamento, no ano letivo 2024/2025, da atribuição do Cheque Escolar aos alunos do ensino profissional e da rede privada. Foi, ainda, aprovada a renovação do acordo de cooperação com a CESPU e a Unidade Local de Saúde do Médio Ave, tendo em vista a disponibilização de cuidados gratuitos de medicina oral a pessoas com carência socioeconómica.
No próximo ano letivo, os alunos do ensino profissional e da rede privada do concelho de Santo Tirso vão passar a poder beneficiar do Cheque Escolar, no valor de 25 euros, atribuído pela Câmara Municipal para ajudar as famílias na aquisição de material escolar.
Com o alargamento da medida ao ensino profissional e privado, estima-se que sejam abrangidos, no próximo ano letivo, cerca de 10 mil alunos.
O Cheque Escolar foi criado em 2015, apenas para alunos do 1º ciclo, tendo a medida sido alargada, em 2022, ao ensino secundário.
Na reunião pública de Câmara de hoje, foi também aprovada a renovação do acordo de cooperação entre o Município de Santo Tirso, a CESPU – Parcerias S.A. e a Unidade Local de Saúde do Médio Ave, tendo em vista a disponibilização de cuidados gratuitos de medicina oral a pessoas em situação de carência socioeconómica.
O novo acordo, com um prazo de vigência de um ano, pretende assim “garantir a manutenção das consultas até que os investimentos do PRR estejam concluídos, o que se prevê aconteça em dezembro de 2025”.
Ambas as medidas, relativas ao Cheque Escolar e às consultas de medicina oral, foram aprovadas por unanimidade.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL