Chama-se Afonso Costa de Sousa, é aluno da Escola Secundária Tomaz Pelayo e entrou na universidade com média de 19.7 valores
Principal / Notícias / Chama-se Afonso Costa de Sousa, é aluno da Escola Secundária Tomaz Pelayo e entrou na universidade com média de 19.7 valores

Chama-se Afonso Costa de Sousa, é aluno da Escola Secundária Tomaz Pelayo e entrou na universidade com média de 19.7 valores

Afonso Costa de Sousa, tem 17 anos, foi aluno da Escola Secundária Tomaz Pelayo nos últimos três anos e entrou no ensino superior com uma média de 19.7 valores. O jovem é um verdadeiro crânio e ficou a saber no passado domingo que entrou na Universidade do Minho no curso de Engenharia Aeroespacial.

O Diário de Santo Tirso esteve à conversa com o brilhante aluno que prontamente respondeu a tudo o que pedimos, manifestando exatamente saber o que pretende: “Desde o primeiro dia em que visitei a escola Tomaz Pelayo defini logo o meu objetivo, sonhava entrar em Engenharia Aeroespacial. Apesar de ser atleta de alta competição de Patinagem Artística, com treinos diários de três horas, nunca perdi o foco”.

O jovem crânio, além de ser um aluno brilhante, não cinge a sua vida aos estudos, é também atleta de alta competição de Patinagem Artística, como o próprio referiu. E já foi notícia inclusive no Diário de Santo Tirso. Pode ver ou rever clicando aqui.

Prosseguindo o seu resumo e explicação para este sucesso, o Afonso não se esquece de todos com quem teve a oportunidade de estudar, trabalhar e treinar: “Saliento também que no decorrer destes três anos de secundário, consegui alcançar o título de Vice-Campeão da Europa Individual e mais recentemente a medalha de Bronze no Europeu na categoria de Pares. A chave para alcançar todos estes objetivos deve-se à minha dedicação, ao rigor, disciplina e principalmente o apoio incondicional por parte dos professores e docentes da Escola Tomaz Pelayo, o apoio dos meus pais e dos meus treinadores”.

“Sinto-me extremamente feliz, é um sonho tornado realidade”, completou.

O Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo é um verdadeiro viveiro de bons alunos e de médias altas. Depois de em 2023 Inês Martins ter obtido uma média de 19,48 valores e ter entrado precisamente no curso de Engenharia Aeroespacial (pode ver ou rever a notícia clicando aqui), este ano podemos ainda destacar os alunos Iara Ferreira, Filipa Azevedo e Gonçalo Lopes, todos colocados em Medicina, respetivamente, Universidade do Porto (Biomédicas Abel Salazar), Aveiro e Coimbra, todos com médias altíssimas.

De realçar, como nota final, que até ao momento todos os alunos com médias muito elevadas que o Diário de Santo Tirso teve a oportunidade de conhecer, não cingem as suas vidas apenas aos estudos, fazem diversas atividades fora do contexto escolar e fora de casa e praticam desporto.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background