Centro Qualifica promoveu "Natal sem Fronteiras"
Principal / Reportagens / Centro Qualifica promoveu “Natal sem Fronteiras”

Centro Qualifica promoveu “Natal sem Fronteiras”

Imagem: Diário de Santo Tirso

Para celebrar o Natal, o Centro Qualifica promoveu esta quarta-feira, nas instalações da Escola Secundária Tomaz Pelayo, um evento cultural designado de “Natal sem Fronteiras” dedicados aos formandos/imigrantes dos cursos de “Português Língua de Acolhimento/Português para Estrangeiros”. Estiveram presentes o Coordenador do Centro Qualifica, Vítor Moreira, o Diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, a vereadora da Educação, Sílvia Alves, o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, Carlos Pinto em representação da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina, São Miguel) e Burgães e Sónia Martins em representação da Junta de Freguesia de Vila das Aves.

O evento contou com momentos musicais, recitações de poemas e ainda com um vídeo dedicado aos formandos, tudo promovido por alunos do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo. No final foram entregues 40 cabazes com produtos regionais aos formandos/imigrantes.

Os cursos de “Português Língua de Acolhimento/Português para Estrangeiros” que decorrem em Santo Tirso e Vila das Aves de forma gratuita para os formandos, são promovidos pelo Centro Qualifica de Santo Tirso, em cooperação com o Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo e com a Câmara Municipal de Santo Tirso. O seu principal objetivo é conceder aos formandos/imigrantes que vivem e/ou laboram no concelho, os conhecimentos básicos da nossa língua e cultura.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background